Existem diferentes tipos de manutenção industrial, e suas aplicações podem acontecer em virtude de diferentes situações, sendo que, nem sempre a manutenção terá como objetivo o conserto de um equipamento danificado.
A manutenção pode ser: preventiva, corretiva planejada, corretiva não planejada, preditiva ou detectiva.
Na grande maioria das vezes, a substituição do equipamento por um novo não é a alternativa mais viável, e a viabilidade que se encontra ao executar alguma forma de manutenção é infinitamente mais vantajosa, pois as manutenções podem aumentar infinitamente a vida útil de um equipamento por um custo significativamente menor.
Qualquer forma de manutenção é indispensável ao bom funcionamento e saúde financeira de uma empresa. Por isso, hoje listamos 7 benefícios da manutenção industrial:
1. Garantir a segurança dos processos
Hoje em dia a segurança é um assunto que é levado muito sério dentro de qualquer indústria que se preze.
O que é muito importante, principalmente na indústria onde o passado histórico é marcado por diversos acidentes graves. Acidentes que não só colocaram em risco a vida de muitas pessoas, mas que contabilizaram diversas vítimas que tiveram algum tipo de ferimento, sequela, ou, até mesmo, morreram.
Portanto, qualquer medida que contribua com o aumento de segurança é bem-vinda. E quando falamos de máquinas e equipamentos industriais, precisamos ressaltar que falhas em seu funcionamento podem elevar a possibilidade de algum tipo de acidente.
E não só isso, existe ainda o aspecto de preservação do patrimônio industrial. Afinal de contas, um problema, ou acidente, pode inviabilizar o uso do maquinário e, também, colocar em risco outras máquinas ao redor e, até mesmo, a estrutura do local.
2. Promover economia
Em um primeiro momento pode até soar um pouco estranho. Até mesmo porque, a manutenção tem um certo custo. Então, como ela pode gerar economia para o setor?
E na verdade é muito simples, acontece que a manutenção tem o efeito de prevenir falhas e defeitos nos equipamentos. O que traz um resultado bastante favorável em termos de produtividade e redução de custos.
Afinal, um equipamento problemático pode não apenas reduzir a produtividade do setor como inviabilizá-lo, caso o maquinário estrague de vez. O que torna os prejuízos potencialmente maiores.
3. Estabelecer eficiência nos processos
Um equipamento cuja manutenção é realizada de forma periódica e planejada corre muito menos riscos de apresentar qualquer tipo de defeito.
Na prática o resultado disso é a garantia de muito mais eficiência para os processos. E os efeitos dessa eficiência não são apenas produtivos.
Isso garante uma confiabilidade muito maior com os seus clientes, garantias de segurança em relação às demandas, menos preocupações financeiras, menos dor de cabeça na hora de estruturar os seus estoques e muito mais.
Do ponto de vista estratégico, as vantagens são extremamente válidas e só ratificam a importância de um planejamento eficaz quando o assunto é manutenção.
4. Prolongar a Vida Útil dos Equipamentos
Através da aplicação de técnicas de manutenção preventiva e preditiva, é possível identificar e corrigir problemas antes que se tornem graves.
Isso contribui para o prolongamento da vida útil dos equipamentos, evitando a necessidade de substituições prematuras.
5. Melhorar a Qualidade do Produto/Serviço
A manutenção eficaz garante que os equipamentos estejam em boas condições de funcionamento, o que pode resultar em produtos/serviços de melhor qualidade.
Equipamentos bem mantidos têm menos probabilidade de causar defeitos ou erros na produção, garantindo um melhor desempenho global.
6. Otimizar os Recursos:
A manutenção adequada permite otimizar o uso dos recursos disponíveis. Isso inclui a utilização eficiente de materiais, mão de obra e tempo.
Ao planejar e executar a manutenção de forma eficaz, é possível evitar desperdícios e maximizar a produtividade.
7. Melhorar a Satisfação do Cliente
Quando os equipamentos estão em bom estado de funcionamento, há menos interrupções nos serviços prestados, o que resulta em maior satisfação dos clientes.
A confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos são fundamentais para a prestação de um serviço de qualidade e para a satisfação dos usuários.